A adoção exclusiva de uma dieta hipocalórica associada a uma divisão específica dos macronutrientes, é a metodologia mais utilizada clinicamente para o tratamento da obesidade. Contudo, para resultados efetivos a longo prazo, é fundamental a abordagem multidisciplinar do paciente, de modo a que seja analisada não somente a bioquímica necessária para o emagrecimento, mas também aspectos psicológicos do mesmo. Entenda no presente texto como o coaching nutricional pode ser aplicado no tratamento à obesidade
Características
Desse modo, com o enfoque na promoção da saúde e na mudança comportamental do indivíduo, surge a metodologia do Health and Wellness coaching (HWC). A mesma consiste da parceria entre o coach e o cliente. No que se refere mais especificamente a nutrição, há um derivado do HWC que foca na mudança dos hábitos alimentares do cliente, sendo denominado Nutritional coaching (NC). Essa metodologia respalda-se em um processo centrado no indivíduo como cliente, e não como paciente, através do empoderamento do mesmo e com a missão de promover seu aprendizado e autoconhecimento.
Nessa metodologia de abordagem, o cliente busca alcançar metas estabelecidas por ele próprio. Assim, o coach desempenha mais o papel de orientador. Tal papel é feito através do auxílio no desenho do “plano de ação” e em sua mudança comportamental, como resultado da felicidade do cliente e de seu crescimento pessoal. Além do mais, não há uma prescrição dietética feita pelo profissional (confira a tabela abaixo).
Considerações finais
Portanto, o NC através do tratamento multidisciplinar do indivíduo, é uma prática que almeja atenuar os efeitos psicológicos e fisiológicos resultantes de uma dieta hipocalórica convencional (Leia o artigo – Como nosso organismo responde a restrição energética prolongada?). Além disso, o coaching nutricional no tratamento da obesidade visa promover a redução e manutenção do peso perdido a longo prazo, concomitante a mudança do estilo de vida do cliente.
Para leitura mais aprofundada no assunto, segue a sugestão de leitura:
Comments