Antes de entrarmos mais a fundo em marketing ao nutricionista, vamos entender a base do marketing pois o assunto que vamos abordar aqui no Blog hoje, é fundamental atualmente para a sua carreira. Marketing é o planejamento estratégico para a construção de um produto ou serviço que você irá vender. Desta forma, visa identificar o cliente e mostrá-lo o porquê ele precisa do seu produto/serviço, sendo no seu possível caso, o porque ele precisa de um nutri e como ele pode ter a melhor experiência desde o primeiro contato com você.
Desse modo, deve-se atender, antecipar e compreender uma dor específica de alguém que precisa ser curado. Assim sendo, neste caminho, você cria um vínculo com o seu cliente e a venda de algo ao mesmo, como a consulta, pode ocorrer mais naturalmente.
O “Novo Marketing”
Há alguns anos atrás, o marketing ao nutricionista mal era debatido. Antes, o marketing em si era muito mais voltado para o produto, sendo feito através dos jornais, revistas e cartões. Hoje, está direcionado na prestação de um serviço, sendo o principal meio de divulgação a Internet e um dos meios mais usados para tal, são as redes sociais.
As redes sociais possibilitam que haja a divulgação de conteúdo de uma forma ampla, aumentando, assim, a conversão de clientes. Contudo, não basta apenas ter o produto, antes de tudo, você deve saber vendê-lo através de um serviço de qualidade e com geração de valor, para que assim ocorra a conversão. Também, vale lembrar que independente do setor que você trabalha, é necessário saber vender.
E você, Nutri, se dedica na gestão da sua carreira e na construção de um serviço de qualidade para o seu cliente?
Vou te falar algo que pode ser que você nunca tinha parado para pensar antes. Sabia que o nutricionista também é uma “empresa”? Que deve sim haver uma estratégia de marketing ao nutricionista?
Logo, deve saber se administrar. Se você não trabalha para uma marca, você é a sua própria marca. Nela envolve a sua imagem pessoal, imagem digital, bastidores coerentes com sua imagem digital, posicionamento e resultados. Portanto, sua imagem sem dúvida nenhuma, se torna inseparável do seu serviço.
Para você começar a dar os primeiros passos e entender um pouco mais, saiba que para você começar a construir um produto/serviço de qualidade, deve estabelecer o seu posicionamento e estudar sobre os “7P’s ” do Marketing, nos quais listamos abaixo:
Pessoa = cliente no centro, como foco de tudo.
Produto/Serviço = o que você vende?
Preço = quanto cobra?
Praça = onde você atua? Qual mercado?
Promoção = como você se promove?
Processo = Qual experiência você proporciona, de fato?
Prova Física = Tudo que influencia antes e durante a compra.
Mas como estabelecer um posicionamento e aplicar os 7P’s?
Público e mercado alvo
O seu posicionamento no mercado é um ponto extremamente importante para conversão e desenvolvimento estratégico. Para defini-lo, pense quem é o seu público e mercado alvo. Você precisa, portanto, escolher o nicho que quer atuar, ou seja, qual público mais especificamente, e fazer uma segmentação do mercado bem detalhada. Assim, foque nessa parcela da sociedade que você irá alcançar.
A partir disso, você analisa como deve ser a comunicação para atraí-lo. Você estuda e pensa em qual linguagem deve utilizar, identifica os seus problemas e mostra as soluções. Essa comunicação deve ser assertiva e direta, voltada para a dor dele e da forma que ele deseja ouvir. Consequentemente, o seu público irá te enxergar com o passar do tempo. como autoridade na área.
Serviço, praça e preço
Agora, com um público bem definido, você consegue elaborar o seu produto/serviço de forma correta. Ademais, você deve escolher qual a praça/local que você venderá o seu produto/serviço. É a partir da definição da mesma, e levando em consideração também o seu público alvo, que você estabelece o seu preço.
Prova física
Já quando se trata do ambiente físico, refere-se aos elementos que compõe o exterior do local (design exterior, sinalização e paisagismo), interior (design de interior, equipamentos usados para servir o cliente diretamente ou para gerenciar a empresa, layout e temperatura do ar) e outros elementos tangíveis.
Processo
O processo do seu atendimento também é de extrema importância, pois não basta apenas captar clientes, mas principalmente, retê-los. Portanto, mostre todo o seu serviço e os benefícios que você irá proporcionar na vida da pessoa. De primeiro momento, aplique apenas uma porcentagem do que foi apresentado, criando vínculo e fazendo com que ele sinta que precisa de você.
Promoção
Por fim, a promoção é como você promove o seu produto/serviço. Você tem site? Em quais redes sociais você se promove? Como de promove? Vale ressaltar ainda, que a promoção mais importante e que gera o maior retorno são seus próprios clientes. Eles que são o seu principal marketing, indicando para pessoas próximas e nas redes sociais.
E qual é a principal ferramenta de marketing do nutricionista?
A principal ferramenta é o seu conhecimento, aliado à habilidade de exercê-lo e aplicá-lo.
Contudo, é claro que as redes sociais são muito importantes para divulgação do seu trabalho, mas não é simplesmente fazer um conteúdo. É preciso sempre entregá-lo na hora, forma e para pessoa certa. Ademais, eles precisam ser altamente especializados, focados nas dores particulares e entregues de forma consistente. Pois, quem não aparece nas mídias sociais com frequência, é esquecido.
Outra estratégia importante é saber escutar os seus clientes! Crie com frequência caixinhas de perguntas nos stories perguntando quais são as dúvidas que eles possuem. A partir disso, elabore postagens com base no que foi pedido. Desta forma, você gera conteúdo específico para o seu público, devendo este ser completo, funcional, esclarecedor e de linguagem acessível. Ainda, lembre-se também de aparecer nos stories ou vídeos. Assim, você cria um vínculo com o seu público e ele passa a se identificar mais com você.
Considerações finais
Por fim, não somente no marketing ao nutricionista, mas Marketing si, não basta apenas ter a atenção das pessoas, pois ganhar seguidores não significa gerar conversão e atrair o consumidor certo. É necessária mais do que tudo, estudar o cliente buscado e ter um diferencial, sempre lembrando de além de agregar com o seu conteúdo técnico, aliar o mesmo com a promoção e a geração de muito valor ao seu paciente.
Referências e Indicações
Blog BF eventos: Customer success: como conquistar e manter o paciente
E-book Arnold Conference – Módulo Nutrição: Palestras Brunno Falcão e Mari Fazzi
Curso Roberta Carbonari no Science Play: Marketing e Gestão para o Profissional da Área da Saúde
Livro: Marketing 4.0: Do tradicional ao digital – Iwan Setiawan e Philip Kotler
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