Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza. Logo, ciência do Ayurveda oferece a oportunidade de criar uma vida saudável, harmoniosa e longa. No Brasil, o Ayurveda é praticado principalmente por psicólogos e fisioterapeutas, mas pode ser executada por qualquer profissional da saúde, desde que o mesmo faça cursos de especialização na área desejada.
Desse modo, é importante entender que o Ayurveda trata um paciente como um todo e não apenas a doença. Além disso, o sistema ayurvédico adota uma abordagem holística em relação à saúde, equilibrando as funções físicas, mentais e espirituais do corpo humano.
Conheça a Ayurveda
O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que foi de desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional, são os objetivos desse sistema de saúde que percebe a vida com uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos nossos talentos naturais em direção à felicidade, prosperidade e liberdade.
Para Ayurveda, saúde é um estado em que Vata (ar e éter), Pitta (água e fogo) e Kapha (terra e água) se encontram em harmonia. O que isso representa na nossa vida cotidiana? Que o metabolismo está funcionando de maneira adequada, os tecidos e sistemas funcionam de forma harmônica e as excretas são eliminadas adequadamente.
Todos nós temos 5 os elementos dentro do nosso corpo. Eles são: ar, fogo, terra, água e éter, mas um deles é sempre predominante. Cada uma dessas forças, quando em desequilíbrio, podem gerar desordens e doenças que estão de acordo com a característica de cada força específica. A raiz de toda doença tem uma AMA (raiz), o seu excesso gera toxinas e desestabiliza o sistema imune, causando doenças. O tratamento deve ser iniciado sempre pelo intestino, além de considerar o ciclo circadiano e distribuição de macronutrientes diferentes para cada uma dessas forças.
Sistema Ayurvédico de Medicina
Ayurveda é o tradicional sistema indiano de medicina que se destina não apenas à cura de doenças, mas também à prevenção da ocorrência de doenças. Neste sentido, fornece uma infinidade de informações sobre práticas do folclore étnico e aspectos tradicionais de medicamentos terapeuticamente importantes. Ademais, o princípio básico do tratamento ayurvédico é composto por duas partes essenciais, evitar a causa de doença e conscientizar o paciente sobre a causa da doença.
O desenvolvimento da medicina ayurvédica está ganhando força, de acordo com as perspectivas de segurança, estabilidade, eficácia e qualidade para melhorar a saúde humana. Para Ayurveda, as plantas medicinais servem como fonte mais valiosa para remediar muitas doenças. Diante disso, compostos bioativos de diferentes plantas medicinais têm um papel importante no manejo e melhoria da saúde humana.
Ademais, os medicamentos ayurvédicos são utilizados para fins terapêuticos, possuindo alguns fundamentos em relação à farmacocinética, como Rasa (percepção), Virya (potência), Vipaka (efeito pós-digestivo), Guna (propriedades) e Prabhava (efeito especial). Assim, espera-se que garantam a qualidade, segurança e eficácia dos mesmos.
Compostos recomendados
Cabe destacar que, existem inúmeros compostos recomendados no Ayurveda, com crescentes evidências científicas no auxílio das funções intestinais, cognitivas e humorais como os polifenóis, flavonóides, ácidos graxos poliinsaturados ômega 3, antioxidantes e outros compostos recentemente indicados para a preservação da saúde, como a curcumina. Finalmente, é imprescindível que a haja importância da pesquisa baseada em evidências sobre Ayurveda, oferecendo assim oportunidades para um melhor sistema de saúde, atendendo a milhões com a esperança de uma terapêutica eficiente e segura.
Para um estudo complementar, seguem algumas sugestões:
Blog BF eventos: Fitoterapia e Nutrição – O que compete ao nutricionista?
Associação Brasileira de Ayurveda: https://ayurveda.org.br/
Comments